Querida comunidade enlutada acompanhada pela EKR,

Hoje sabemos que o dia se dissolve em memórias da noite escura da alma, as horas passam mais lentamente ou mais depressa, a partir do ritmo das coisas do coração. Queremos dizer para todos vocês algumas coisas, que trouxemos do fundo do nosso coração partido para oferecer para o seu:

1. Sinta que seu luto tem hora e lugar. Saiba que não há nada de errado em protestar, em lamentar, porque perder dói. Não se sinta pressionado a fazer parte da festa da vida quando os dias do lado de dentro não são festivos.

2. Abrace seu luto com delicadeza e sinta que há pessoas aqui para te apoiar. Há uma comunidade de pessoas enlutadas que você conheceu durante esse ano, e todas elas estão (mesmo que não fisicamente) dando as mãos para você. Sinta.

3. Se você quiser, pode fazer um pequeno ritual que possa honrar o amor que vive dentro de você. Se fizer sentido, use algum pequeno recurso para eternizar a história que você viveu, por meio de um amor que você se recusa a deixar morrer.

4. Escute uma música, medite, respire, ou simplesmente abrace um travesseiro, caso você precise de conforto, e não tema em deixar que as lágrimas façam parte. Algumas vezes na vida, as lágrimas são um rio que te levam ao oceano de um novo aprendizado.

5. Escute a sabedoria do seu corpo. Descanse, se o seu corpo pedir, ou coma alguma comida gostosa, se ele solicitar. Não esqueça que seu corpo é seu templo de amor, onde todos os sinais da sua alma aparecem, como orações silenciosas do seu espírito. Escute o que seu corpo pedra você.

6. Aceite a companhia dos outros, e ensine aos que você ama sobre a oscilação própria do processo de luto, como as ondas. Diga que se você estiver vivendo um momento de dor ou saudade, você precisa apenas de um lenço ou de silêncio, e se você estiver rindo, não há nada de errado em rir com você.

7. Sinta que estamos com você, querido coração partido. Nós escolhemos acompanhar você esse ano, e com muito amor seguiremos fazendo isso no ano que vem. Você estará sempre no nosso coração, esse lugar misterioso onde todas as pessoas ausentes descansam.

Com amor,

Equipe dos Grupos de Apoio ao Luto da Fundação EKR/Brasil

Credita ao Rodrigo Luz, Psicólogo e Presidente da Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil

Written by : Luto do Homem

Assine a nossa Newsletter

RECEBE AS NOVIDADES SOBRE O PROJETO

QUERO ME CADASTRAR

Leave A Comment